terça-feira, 18 de dezembro de 2012

II Seminário do Baixo Capibaribe

Ontem, dia 17/12/2012, o Programa Capivara promoveu o II Seminário do baixo Capibaribe, sendo este realizado no CEGOE/UFRPE. O II Seminário reuniu os professores parceiros do Programa na região do baixo Capibaribe, bem como os bolsistas que acompanham as atividades na escola. O seminário foi um momento de compartilhamento de experiências entre professores e, também, um espaço para reflexão  e planejamento de futuras ações do Programa.
Na ocasião, houve a primeira apresentação do "Coro Capivara". O coro estará presente em eventos e ações do Programa e será composto por bolsistas, professores e parceiros.

Manoel Neto - Apresentação das atividades da Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freyre 


Professora Ísis - Apresentação das atividades da Escola Municipal José Collier (Camaragibe) 


Professoras Shirley e Verônica - Apresentação das atividades da Escola Municipal Oswaldo Lima Filho (Recife) 


Professora Cristiana - Apresentação das atividades da Escola Municipal Oswaldo Lima Filho (Recife) 


Momento de avaliação e panejamento de ações para 2013 


Momento da ciranda ao som da música Shosholoza, juntamente com o Coro Capivara 

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Programa Capivara promove o II Seminário do Baixo Capibaribe

Nessa segunda-feira, 17/12/2012, o Programa Capivara de Educação Socioambiental estará realizando o II Seminário do Baixo Capibaribe. O Seminário tem como objetivos o compartilhamento de atividades desenvolvidas pelas escolas na região do baixo Capibaribe.

Escolas Participantes:

• Escola José Collier - Camaragibe
• Escola Nelson Chaves - Camaragibe
• Colégio Anglo - Camaragibe 
• Escola Oswaldo Lima Filho - Recife
• Escola Municipal Gilberto Freyre - Recife

Programação:

08:30 - Abertura 
09:00 - Apresentação cultural
09:30 às 11:30 - Apresentação de trabalhos
11:30 às 13:30 - Intervalo para o Almoço
13:30 às 15:30 - Apresentação de trabalhos
15:30 às 16:00 - Coffee Break
16:00 às 17:30 - Dinâmica de avaliação e planejamento
18:00 - Encerramento

Mais informações: programacapivara@gmail.com

domingo, 9 de dezembro de 2012

Palestra RIO+20 para o GEPES/UFRPE

Na última sexta-feira, 07 de dezembro de 2012, durante a confraternização do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Sustentabilidade (GEPES/UFRPE), estive realizando a palestra intitulada: RIO+20 - Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável (CDES & Cúpula dos povos). A apresentação trouxe um pouco da minha participação no acompanhamento das discussões do Conselho de Desenvolvimento Social e Econômico da Presidência da República e na Cúpula dos Povos. 


Palestra "RIO+20 - Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável (CDES & Cúpula dos povos)" - GEPES/UFRPE

Abaixo os link da apresentação em PDF e o vídeo no Youtube (Lloyd Russell-Moyle - Presidente da Fórum Europeu da Juventude):

(Lloyd Russell-Moyle - Presidente da Fórum Europeu da Juventude)

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Confraternização GEPES 2012 - Palestra RIO+20

Caros leitores, 


É com imenso prazer que os convidamos para participar do encerramento das atividades do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Sustentabilidade (GEPES/UFRPE) em 2012. O encontro será no dia 07 de Dezembro de 2012, a partir das 16:00 horas, na sala 10 da Zoologia (Abaixo, segue a programação). Na ocasião eu, Manoel Neto, irei fazer uma apresentação sobre a minha vivência na RIO+20.


Contamos com a presença de todos!



quarta-feira, 28 de novembro de 2012

EREM Luiz Alves da Silva Expõe Trabalhos na XII JEPEX 2012

Alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Luiz Alves da Silva - XII JEPEX 2012

       Alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Luiz Alves da Silva, localizada no município de Santa Cruz do Capibaribe, participaram das apresentações de trabalhos (banners) na XII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE - JEPEX 2012. A escola é uma das parceiras do Programa Capivara e desenvolve alguns projetos na região do Alto Capibaribe, contando com a participação de alunos do PIBIC-EM. Os estudantes vieram acompanhados da professora de Língua Portuguesa/Espanhol, Maria Silvania, e da equipe de imprensa da escola que é composta por estudantes. 
Estudantes Miquéias Silva e Iris Oliveira - Bolsistas do PIBIC-EM

Alunos da EREM Luiz Alves da Silva apresentando os trabalhos desenvolvidos no Alto Capibaribe

Os estudantes Matheus Aragão, Querem Hapuc Silva, Liliane Aparecida, acompanhados da Professora Maria Silvânia

Estudantes Larissa Patrícia e Roberta Paulino

As estudantes Viviane Caroline e Jecyane Mirelle (PIBIC-EM) sendo entrevistadas pela equipe de imprensa (Amanda Wedja e Filipe Marques) da EREM Luiz Alves da Silva
   Além da apresentação dos trabalhos no JEPEX-2012, os alunos aproveitaram para conhecer o Campus Dois Irmãos da UFRPE (Sede). Parabéns aos alunos, professores e bolsistas do Programa Capivara, que se empenham na disseminação da educação socioambiental na bacia do Capibaribe!


domingo, 14 de outubro de 2012

Programa Capivara na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco


    A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) sedia a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco no próximo dia 15 de outubro. A inauguração será às 16h no Campo de Futebol da Universidade.
    O evento é gratuito e voltado a pessoas de todas as idades, com destaque para crianças e jovens, que terão contato com ciência e tecnologia em com o despertar para a atitude científica, a criatividade a inovação. A programação inclui demonstração de experimentos, lançamento de foguetes, resultados de pesquisas, exibição de animais, bonecos gigantes e atrações culturais.
   O Programa Capivara participará deste grande evento com uma exposição de produtos resultantes das ações de educação socioambiental na bacia do Capibaribe.O objetivo será divulgar o trabalho de professores e estudantes da educação básica e superior realizadas durante o ano de 2012. Na ocasião serão expostos pôsteres, fotografias, vídeos e materiais educativos, além da mascote do Programa.




terça-feira, 18 de setembro de 2012

Programa Capivara e Projeto Itinerante da Fundação SOS Mata Atlântica - 18/09/2012

     Hoje, dia 18 de setembro de 2012, o Programa Capivara marcou presença mais uma vez, na Exposição Itinerante da ONG SOS Mata Atlântica, instalada no Parque Dona Lindú, no bairro de Boa Viagem. Os bolsistas Manoel Neto, Rosemery Andrade, Lindemberg Francisco, Romoaldo Bezerra, Josilene Souza e Fagner Cardoso estiverem presente no período da manhã realizando atividades com os alunos de algumas das escolas que passaram pela exposição. Três escolas puderam conhecer o trabalho realizado pelo Programa na bacia do Rio Capibaribe. Foram elas: Escola Paulo Freire (Cabo), Escola Professor Manoel Torres (Recife) e Escola São Miguel (Recife).
Alunos da Escola Paulo Freire (Cabo) com o mascote e os bolsistas do Programa Capivara

Alunos da Escola Professor Manoel Torres e Escola são Miguel ouvindo a apresentação do Programa Capivara pelo bolsista Manoel Neto

     Após a apresentação do trabalho que o programa vem desenvolvendo junto às escolas da bacia do alto, médio e baixo Capibaribe, os alunos do 9º (fundamental) e 1º (médio) ano da Escola São Miguel, do bairro de Casa Amarela, participaram da atividade "Como posso ajudar a melhorar a qualidade ambiental do rio Capibaribe?". Os mesmos foram divididos em cinco equipes e produziram  cartazes com diversas expressões artísticas (desenho à mão, pintura, frases e etc). 

Alunos da Escola São Miguel  no momento da atividade   "Como posso ajudar a melhorar a qualidade ambiental do rio Capibaribe?"


Alunos da Escola São Miguel  no momento da atividade   "Como posso ajudar a melhorar a qualidade ambiental do rio Capibaribe?"
 
     Após a confecção dos cartazes, houve uma discussão sobre cada um deles: o que eles representavam? Qual a sua contextualização com o rio Capibaribe? Também foi lançado um desafio para que os alunos pudessem escolher o melhor cartaz (Desafio Sustentabilidade) na página da comunidade do Programa Capivara no Facebook (https://www.facebook.com/media/set/?set=a.378337328903206.84160.223675591036048&type=1)
Os alunos também definiram seus desenhos ou frases, com palavras e frases (ver as fotos): 
A frase que representa o cartaz é "Não destrua o meio ambiente. Preserve-o!"

A frase que representa o cartaz é "Respeito à natureza"

A palavra que representa o cartaz é "Preservação"

A frase que representa o cartaz é "Reciclar é transformar"

A palavra que representa o cartaz é "Educação"
Alunos da Escola São Miguel com seus cartazes, juntamente com o mascote e bolsistas do Programa Capivara
Parabéns a todos os que colaboraram para mais uma ação de educação socioambiental!

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Projeto Itinerante da Fundação SOS Mata Atlântica chegará ao Recife


A mostra fica em cartaz entre 3 e 23 de setembro, no Parque Dona Lindu.
Haverá palestras, oficinas e diversas outras atividades educativas gratuitas.


Pela segunda vez, o Recife receberá o projeto “A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante”, da Fundação SOS Mata Atlântica, a partir do dia 3 de setembro. A mostra conta com dois caminhões adaptados para atividades de educação ambiental e uma exposição chamada “Nosso verde também depende do azul”, que apresentará um panorama sobre a zona costeira e os ecossistemas marinhos. A exposição, que ficará no Parque Dona Lindu, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, terá atividades e atrações gratuitas para o público de todas as idades, até o dia 23 de setembro.
Durante a visita, a SOS Mata Atlântica e as instituições parceiras locais promoverão palestras, oficinas, apresentações teatrais, jogos educativos, debates, exposições, entre outras atividades. O público poderá conferir também um cenário interativo e aprender mais sobre a Mata Atlântica de maneira lúdica e divertida, por meio de jogos, iPads, equipamentos audiovisuais e uma mesa vertical de touch-screen. Um dos caminhões conta ainda com um espaço fechado, com cadeiras, projetor e sistema de sonorização, para a realização de palestras e oficinas. A primeira visita deste projeto itinerante ocorreu em 2010.

O quarto ciclo do projeto tem a região costeira e os ambientes marinhos como tema e vai esclarecer a importância do mar para a conservação das nossas florestas. “A exposição tem o objetivo de mobilizar a sociedade e mostrar como a Mata Atlântica está diretamente relacionada ao seu dia a dia”, diz Romilda Roncatti, coordenadora do projeto.
Segundo a assessoria de imprensa do projeto, no levantamento do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgado em maio de 2011 pela SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a cidade do Recife possui cerca de 20% de Mata Atlântica original em bom estado de conservação, e Pernambuco conta com 13% da vegetação original da mata.

O projeto itinerante já visitou mais de 90 cidades brasileiras com o objetivo de levar informações sobre o bioma mais ameaçado do país, a Mata Atlântica. Nesta nova fase, serão visitadas 14 cidades litorâneas, localizadas no Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina e São Paulo.

Criada em 1986, a Fundação SOS Mata Atlântica é uma organização privada sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência.

Visitas monitoradas
Escolas e grupos interessados podem realizar visitas monitoradas. Os caminhões contam, ainda, com estruturas próprias para receber deficientes físicos. Além disso, quem tiver interesse em se tornar um voluntário também pode participar. Outras informações podem ser obtidas email itinerante@sosma.org.br ou monitora@sosma.org.br e site da instituição.
Análise da qualidade da água
Em cada cidade visitada, a Fundação SOS Mata Atlântica realizará a análise de qualidade da água de um rio, córrego ou lago local. Haverá a coleta de água, usando um kit de monitoramento desenvolvido pelo programa Rede das Águas, que possibilita uma análise com 14 parâmetros físico-químicos, como transparência da água, lixo, odor, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, entre outros. O kit classifica a qualidade das águas em cinco níveis de pontuação: péssimo (de 14 a 20 pontos), ruim (de 21 a 26 pontos), regular (de 27 a 35 pontos), bom (de 36 a 40 pontos) e ótimo (acima de 40 pontos).
Em outubro de 2010, a equipe avaliou a qualidade da água do rio Capibaribe e do Açude do Prata, que somaram 28 pontos e 33 pontos respectivamente, classificados como regulares. Depois de quase dois anos, será realizada mais uma análise para avaliar se houve alguma alteração na qualidade da água
Programação

03 de setembro (segunda-feira) 
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h

10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h – Solenidade de Abertura.
10:30h – Mesa de Abertura: “A importância da preservação da APA Costa dos Corais e do fortalecimento de iniciativas locais”. Abertura: Leandra Gonçalves: O Programa Costa Atlântica (SOSMA) e o Fundo Pró-UC/ Clemente Coelho: Maravilhosos Manguezais do Brasil e a capacitação dos professores/ Tertuliana Flávia: O trabalho da Associação Peixe Boi em Porto de Pedras/ Manoel Pedrosa/Mauro Maida: A conservação dos recifes costeiros e o monitoramento da área fechada/ Danilo Marx: O trabalho da cooperativa náutica ambiental na APA Costa dos Corais/ Paulo Roberto: A gestão da APA Costa dos Corais – monitoramento, fiscalização e implementação.
14h – Oficina de desenho de animais da Mata Atlântica.
15h – Coleta da água do Rio Capibaribe para análise.
04 de setembro (terça-feira)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h

10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h – Jogos educativos: Jogo da Memória e Jogo Ludo Ambiental.
14h – Palestra: "Manguezais de Pernambuco" e atividade “Água salobra - entenda como é a mistura nos estuários”, em parceria com o Instituto BiomaBrasil.
15h – CineMata: “Ecofogão: Queima pela Sustentabilidade”, em parceria com o Cepan.
16h – Oficina com garrafas PET.
05 de setembro (quarta-feira)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h

10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h - Roda de Conversa: “Restauração Florestal” em parceria com a Cepan e Fundação SOS Mata Atlântica. Mediadores: Dr. Severino Rodrigo – Cepan e Aretha Medina – Fundação SOS Mata Atlântica.
14h - CineMata: "Agricultura Agroflorestal: realidade na Mata Atlântica", em parceria com e o Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá.
15h - Jogos educativos: Jogo da Memória e Jogo Ludo Ambiental.
06 de setembro (quinta-feira)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h

10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
11h - CineMata: "Agrofloresta é Mesa Farta e Vida Nova", em parceria com e o Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá.
14h - Oficina com garrafas PET.
15h – Palestra: "Manguezais de Pernambuco" e atividade “O Bico preciso - aves dos nossos manguezais", em parceria com o Instituto BiomaBrasil.
16h – Oficina de pintura de máscaras de animais da Mata Atlântica.
07 de setembro (sexta-feira)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h

10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h – Oficina de desenho de animais da Mata Atlântica.
10:30h – Oficina “Espaço AMAPE”, em parceria com a AMAPE.
14h – Jogos educativos: Jogo caminho das águas e jogo da memória.
15h – Oficina “Espaço AMAPE”, em parceria com a AMAPE.
08 de setembro (sábado)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h

10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h - Mini-curso: Técnicas básicas de fotografias. Ministrante: Daniel Fuzer, biólogo e fotógrafo.
11h – Teatro de Fantoches Peixe-boi, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio.
12h- CineMata: Álbum da natureza Peixe-boi Marinho/Amazônico e Álbum da natureza Golfinho Rotador, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio.
14h - Teatro de Fantoches Peixe-boi, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio.
15h – CineMata: Álbum da natureza Peixe-boi Marinho/Amazônico e Álbum da natureza Golfinho Rotador, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio.
16h - Oficina de desenho de animais da Mata Atlântica.
09 de setembro (domingo)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h

10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h – Oficina de pintura de máscaras de animais da Mata Atlântica.
10:30h - Teatro de Fantoches Peixe-boi, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio.
11:30h - CineMata: Álbum da natureza Peixe-boi Marinho/Amazônico e Álbum da natureza Golfinho Rotador, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio.
14h - Teatro de Fantoches Peixe-boi, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio.
15h - Jogos educativos: Jogo da Memória e Jogo Ludo Ambiental.
16h - CineMata: Álbum da natureza Peixe-boi Marinho/Amazônico e Álbum da natureza Golfinho Rotador, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio.
10 de setembro (segunda-feira)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h

10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h – Oficina “Espaço AMAPE”, em parceria com a AMAPE.
11h - CineMata: "Agricultura Agroflorestal: realidade na Mata Atlântica", em parceria com e o Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá.
14h – Oficina “Espaço AMAPE”, em parceria com a AMAPE.
15h – Coleta da água do Açude do Prata para análise.
11 de setembro (terça-feira)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h

10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h – Mini-curso: Técnicas básicas de fotografias. Ministrante: Daniel Fuzer, biólogo e fotógrafo.
14h – Palestra: "Manguezais de Pernambuco" e atividade “Aves migratórias", em parceria com o Instituto BiomaBrasil.
15h – CineMata: “Ecofogão: Queima pela Sustentabilidade”, em parceria com o Cepan.
12 de setembro (quarta-feira)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h

10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
14h - Oficina: “Fazendo e aprendendo malabares: bolinhas”. Ministrante: Daniel Fuser.
15h – Palestra: “Ação Social Aliada à Conservação dos Brejos de Altitude no Município de Saloá - Pernambuco”, em parceria com a RPPN Reserva Natural Brejo. Palestrante: Cleide Andrade.
16h – CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.
13 de setembro (quinta-feira)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h

10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
11h – Jogos educativos: Jogo da Memória e Ludo Ambiental.
14h – Palestra: “Cooperativismo Náutico Ambiental - Aliando Conservação à Geração de Renda", em parceria com a Náutica Ambiental Cooperativa de Trabalho. Palestrante: Larissa Vila Nova/ Danilo Marx.
15h - CineMata: "Agrofloresta é Mesa Farta e Vida Nova", em parceria com e o Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá.
15:30h - Palestra: "Manguezais de Pernambuco" e atividade “Água salobra - entenda como é a mistura nos estuários”, em parceria com o Instituto BiomaBrasil.
14 de setembro (sexta--feira)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h

10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h – Oficina “Espaço AMAPE”, em parceria com a AMAPE.
11h - CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.
14h – Oficina “Espaço AMAPE”, em parceria com a AMAPE.
15h – Jogos educativos: Jogo Ludo Ambiental.
15 de setembro (sábado)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h

10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h - Teatro de Fantoches Peixe-boi, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio.
11h – Oficina de desenho de animais da Mata Atlântica.
11:30h - CineMata: Álbum da natureza Peixe-boi Marinho/Amazônico e Álbum da natureza Golfinho Rotador, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio.
14h – Mini-curso: A arte como fotografia e técnicas básicas de fotografia. Ministrante: Daniel Fuser, biólogo e fotógrafo.
14:30h - Apresentação de Maracatu, em parceria com o Centro Escola Mangue.
15:30h - Teatro de Fantoches Peixe-boi, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio.
16h – Jogos educativos: Jogo Caminho das Águas e Jogo da Memória.
16 de setembro (domingo)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h

10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h – Jogos educativos: Jogo A Mata é o Bicho.
15h – Oficina de desenho de animais da Mata Atlântica.
17 de setembro (segunda-feira)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h

10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h – Palestra: “APA Costa dos Corais”, em parceria com a APA dos Corais/ICMBio. Palestrante: Pedro Lins.
14h – CineMata: Ecofogão: Queima pela Sustentabilidade, em parceria com o CEPAN.
18 de setembro (terça-feira)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h

10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h – Palestra: “A Mata Atlântica é aqui em Recife”. Palestrante: Nadine Bitencourt.
14h – Jogos educativos: Jogo A Mata é o Bicho.
15h – Palestra: "Manguezais de Pernambuco" e atividade “O Bico preciso - aves dos nossos manguezais", em parceria com o Instituto BiomaBrasil.
19 de setembro (quarta-feira)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h

10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h – Palestra: “Desmistificando tubarões”. Palestrante: Nadine Bitencourt.
14h – Oficina “Espaço AMAPE”, em parceria com a AMAPE.
16h – CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.
20 de setembro (quinta-feira)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h

10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h – Palestra: “A competitividade no agronegócio: agregando valor ao negócio rural através do turismo”, em parceria com a RPPN Laje Bonita. Palestrante: Melânia Vieira.
14h - Palestra: “Espécies Nativas produzidas no Viveiro da RPPN Pedra D’Anta”, em parceria com a AMANE. Palestrante: Leonardo Rodrigues
15h – Jogos educativos: Jogo da Memória e Ludo Ambiental.
15:30h – Palestra: "Manguezais de Pernambuco" e atividade “Aves migratórias", em parceria com o Instituto BiomaBrasil.
21 de setembro (sexta-feira)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h

10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h – Jogos educativos: Jogo Ludo Ambiental.
14h - Palestra: “Espécies exóticas e invasoras – O que são e o que podemos fazer”, em Parceria com a AMANE. Palestrante: Ravi Rocha.
15h – Apresentação de música, dança e literatura “O Romance de Carolina e Lua”, em parceria com o Instituto Peró.
22 de setembro (sábado)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 17h

10h às 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h – Palestra: “Consumo Doméstico de Lenha em Comunidades Rurais do Corredor de Biodiversidade do Nordeste”, em parceria com a Cepan. Palestrante: Msc. Joana Specht.
11h - Teatro de Fantoches Peixe-boi, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio.
14h - Lançamento da Publicação “Saberes e fazeres da Mata Atlântica do Nordeste -Tecendo uma rede de Gestores”, em parceria com a AMANE.
15:30h - Teatro de Fantoches Peixe-boi, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio.
16h - CineMata: Álbum da natureza Peixe-boi Marinho/Amazônico e Álbum da natureza Golfinho Rotador, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio.
23 de setembro (domingo)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 16h.


10h às 16h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h - Teatro de Fantoches Peixe-boi, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio.
11h – Oficina de pintura de máscaras de animais da Mata Atlântica.
14h - Contação de Histórias da Comadre Fulozinha, em parceria com a AMANE. Contadora: Renata Pires.
15h - Teatro de Fantoches Peixe-boi, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos/ICMBio.
16h – Encerramento das atividades.
Atividades que podem ser realizadas a qualquer momento: CineMata, Mini Biblioteca para Consultas, Caminho das Águas, Mapa Interativo, Jogo Ludo Ambiental, Jogo da Memória, Maquete Dinâmica, Oficinas de Desenhos, Quiz nos iPads, Mesa Multi Touch, entre outros jogos educativos.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Pró-reitor parabeniza docentes envolvidos no Edital 02-Proext 2013/MEC


O pró-reitor de Atividades de Extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), professor Delson Laranjeira, parabeniza os professores: João Morais de Sousa, Daisyvângela Eucrêmia da Silva Lima, Emmanuela Prado de Paiva, Jorge Luiz Schimer de Mattos, Maria Alice Vasconcelos Rocha, Carmem Roselaine de Oliveira Farias e Leonardo Pereira de Siqueira por terem aprovado programas ou projetos no Edital 02 – ProExt 2013 do MEC.
Segundo o pró-reitor, por meio do edital, foram captados R$ 742.320,41. "Externamos nossos agrecimentos, pelos esforços desprendidos, também aos professores que tiveram os seus projetos aprovados, mas que não foram contemplados com recursos financeiros e, também aos demais que não tiveram os seus projetos aprovados", declara.


 Fonte: http://www.ufrpe.br/noticia_ver.php?idConteudo=11369#

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freyre - Acompanhamento de Atividade (Curso de Manejo de Mudas de Pau-brasil)


  Nessa última quinta-feira, 23/08/2012, o bolsista Manoel Neto esteve presente na Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freyre, no bairro de Doi Irmãos, Recife-PE, para acompanhar as atividades decorrentes do Curso de Manejo de Mudas de Pau-brasil. A escola é uma das parceiras do Programa Capivara e vem participando de atividades desenvolvidas pelo mesmo.
      No Mês de Junho, os alunos do 6º, 7º e 8º ano participaram do Curso de Manejo de Mudas de Pau-brasil, projeto coordenado pela professora Betânia Guilherme da UFRPE e desenvolvido pelos dicentes Cláudia Araújo, Manoel Neto e Wagner Santos. Uma das etapas da atividade é o acompanhanmento das mudas que serão replantadas no trecho da BR-408 em São Lourenço da Mata-PE, onde ocorreu um incêndio criminoso no início desse ano. Um dos objetivos da atividade é que as atividades desenvolvidas contribuam para responsabilidades socioambientais individuais e coletivas, corroborando para a formação de agentes ambientais multiplicadores/atores, melhorando a qualidade ambiental do rio Capibaribe e seu entorno.
    A estudante Laíza Maria, do 7º ano, turma A, dá o seu depoimento sobre o acompanhamento das mudas transplantadas durante o Curso (confira o curta abaixo):  


FOTOS:

Estudante Laíza Maria (7º ano - turma A) fazendo a manutenção nas mudas de Pau-brasil

Estudante Laíza Maria (7º ano - turma A) regando as mudas de Pau-brasil

Estudante Laíza Maria (7º ano - turma A) exibindo as mudas de Pau-brasil

Bolsista Manoel Neto (PIBIC/UFRPE) observando o desenvolvimento das mudas de Pau-brasil




sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Revitalização da Praça Marcantônio Vilaça

Por Manoel Neto

Hoje, dia 17/08/2012, a Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, parceira do Programa Capivara, localizada na avenida Domingos Ferreira, 1040, Pina, Recife-PE, realizou uma ação com atividades multiculturais em prol da revitalização da praça Marcantônio Vilaça.  Porém, a ideia surgiu de um aluno do 6º ano, turma B, quando a professora realizava uma atividade durante a Semana do Meio Ambiente e amadureceu durante o II Curso de Extensão e Sustentabilidade Socioambiental - Médio e Baixo Capibaribe, realizado no mês de maio pelo Programa Capivara, quando professores da escola elaboraram o projeto Revitalização da Praça Marcantônio Vilaça - Uma Intervenção Socioambiental. Segundo a coordenadora pedagógica, Verônica Taveira, toda a escola se mobilizou para revitalizar a praça (veja o vídeo).



A ação reuniu toda a comunidade escolar, envolvendo alunos, professores e moradores do entorno, além de bolsistas e colaboradores do Programa Capivara, contando com uma participação média de 150 pessoas. 

Parabéns a todos que estão empenhados nessa ação cidadã!



A caminho da Praça Marcantônio Vilaça: professores e alunos juntamente com a banda


Momento multicultural na Praça Marcantônio Vilaça: apresentação de alunos da Escola Municipal Oswaldo Lima filho


Mascote do Programa Capivara à frente da passeata 

Mascote do Programa Capivara (Tássia Durans) e os bolsistas Manoel Neto e Anna Carolina 

E daqui a pouco...

Às 14:00hs, professores e alunos da escola Oswaldo Lima Filho, localizada no bairro do Pina, o Programa Capivara estará promovendo atividades na Praça Marcantônio Vilaça. Contamos com sua presença!

Endereço: avenida Domingos Ferreira 1040- Pina, Recife (após o Clinical Center, desce na próxima parada e segue em frente)

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

II Seminário Regional do Alto Capibaribe/Programa Capivara (IDEIAS AMBIENTALIZADAS)


O curta é com o Capitão Waldinilson Barbosa (Chefe da Seção de Operações da 1ª CIPOMA), realizada durante o II Seminário Regional do Alto Capibaribe (27 e 28 de julho de 2012), promovido pelo Programa Capivara de Educação Socioambiental na Bacia do Capibaribe. No vídeo, o capitão Waldinilson ressalta a importância da educação ambiental e suas contribuições para a prevenção de ilícitos ambientais. 

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Ciclo de Palestras (GEPES E PROGRAMA CAPIVARA)

O Programa Capivara de Educação Socioambiental e o Grupo de Pesquisa Educação e Sustentabilidade (GEPES), ambos coordenados pela profa. Carmen Farias, promovem entre os meses de agosto e setembro o Ciclo de Palestras intitulado: Abordagens de Pesquisa Qualitativa: Fundamentos da Metodologia.

O objetivo do ciclo é propiciar aos estudantes de graduação uma introdução ao tema e a alguns tipos de metodologias qualitativas, tendo em vista que muitos trabalham com esse tipo de pesquisa. Para tal, foram convidados professores que desenvolvem e possuem experiência em pesquisas qualitativas e que trabalham com diferentes metodologias.

O Ciclo de Palestra é um evento aberto ao público, os interessados em participar devem encaminhar um e-mail com nome , curso e instituição para o endereço:  ciclodepalestraspc@gmail.com,  pois serão enviados materiais para estudo dos temas ministrados.
Atenção: Serão emitidos certificados, para os estudantes que comparecerem de 100 a 75% das palestras.

Segue a programação:

PROGRAMAÇÃO CICLO DE PALESTRAS
Datas
Palestra
Palestrante
16/08/2012
Introdução as correntes filosóficas que orientam a pesquisa qualitativa e a Pesquisa sobre perfil conceitual
Profa. Drª. Edenia Maria Ribeiro Amaral
Departamento de Química e Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências/ UFRPE. Doutora em Educação desenvolve pesquisas na área de Ensino de Ciências e atua com os seguintes temas: perfil conceitual, linguagem e cognição em sala de aula, contextualização e relação CTS no ensino-aprendizagem de ciências.
23/08/2012
Introdução à fenomenologia e hermenêutica
Profa. Drª. Carmen Roselaine de Oliveira Farias
Departamento de Biologia e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências/ UFRPE. Doutora em Educação (UFSCar) desenvolve pesquisas nas seguintes linhas de investigação: ambientalização curricular; ambientalização das questões sociais; educação ambiental escolar; produção científica em educação ambiental e questões sociocientíficas no ensino de ciências.
30/08/2012
Introdução a Pesquisa-ação e uso do Diagnóstico Rural Participativo
Profa. Mª. Andrea Alice da Cunha Faria
Departamento de Educação/ UFRPE. Mestra em Extensão Rural (UFV) desenvolve pesquisas com ênfase na participação social, desenvolvimento agrícola, metodologias da pesquisa agrícola e diagnóstico rural participativo.
06/09/2012
A pesquisa histórica através da análise documental
Prof. Dr. Argus Vasconcelos de Almeida.
Departamento de Biologia/ UFRPE. Doutor em Psicologia Cognitiva (UFPE) desenvolve pesquisas nos seguintes temas: história da biologia, entomologia, livro didático de biologia, história da ciência e história natural do Brasil holandês.
13/09/2012
Introdução à Metodologia Interativa
Profa. PhD. Maria Marly de Oliveira.
Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências. Doutorado em Educação (PhD – Université de Sherbrooke- Quebec – Canadá). É autora da Metodologia Interativa e da ferramenta sequência didática interativa (SDI). Pesquisadora e Conferencista com experiências nas áreas de educação popular, formação de professores, desenvolvimento local, associativismo e cooperativismo.