sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freyre - Acompanhamento de Atividade (Curso de Manejo de Mudas de Pau-brasil)


  Nessa última quinta-feira, 23/08/2012, o bolsista Manoel Neto esteve presente na Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freyre, no bairro de Doi Irmãos, Recife-PE, para acompanhar as atividades decorrentes do Curso de Manejo de Mudas de Pau-brasil. A escola é uma das parceiras do Programa Capivara e vem participando de atividades desenvolvidas pelo mesmo.
      No Mês de Junho, os alunos do 6º, 7º e 8º ano participaram do Curso de Manejo de Mudas de Pau-brasil, projeto coordenado pela professora Betânia Guilherme da UFRPE e desenvolvido pelos dicentes Cláudia Araújo, Manoel Neto e Wagner Santos. Uma das etapas da atividade é o acompanhanmento das mudas que serão replantadas no trecho da BR-408 em São Lourenço da Mata-PE, onde ocorreu um incêndio criminoso no início desse ano. Um dos objetivos da atividade é que as atividades desenvolvidas contribuam para responsabilidades socioambientais individuais e coletivas, corroborando para a formação de agentes ambientais multiplicadores/atores, melhorando a qualidade ambiental do rio Capibaribe e seu entorno.
    A estudante Laíza Maria, do 7º ano, turma A, dá o seu depoimento sobre o acompanhamento das mudas transplantadas durante o Curso (confira o curta abaixo):  


FOTOS:

Estudante Laíza Maria (7º ano - turma A) fazendo a manutenção nas mudas de Pau-brasil

Estudante Laíza Maria (7º ano - turma A) regando as mudas de Pau-brasil

Estudante Laíza Maria (7º ano - turma A) exibindo as mudas de Pau-brasil

Bolsista Manoel Neto (PIBIC/UFRPE) observando o desenvolvimento das mudas de Pau-brasil




sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Revitalização da Praça Marcantônio Vilaça

Por Manoel Neto

Hoje, dia 17/08/2012, a Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, parceira do Programa Capivara, localizada na avenida Domingos Ferreira, 1040, Pina, Recife-PE, realizou uma ação com atividades multiculturais em prol da revitalização da praça Marcantônio Vilaça.  Porém, a ideia surgiu de um aluno do 6º ano, turma B, quando a professora realizava uma atividade durante a Semana do Meio Ambiente e amadureceu durante o II Curso de Extensão e Sustentabilidade Socioambiental - Médio e Baixo Capibaribe, realizado no mês de maio pelo Programa Capivara, quando professores da escola elaboraram o projeto Revitalização da Praça Marcantônio Vilaça - Uma Intervenção Socioambiental. Segundo a coordenadora pedagógica, Verônica Taveira, toda a escola se mobilizou para revitalizar a praça (veja o vídeo).



A ação reuniu toda a comunidade escolar, envolvendo alunos, professores e moradores do entorno, além de bolsistas e colaboradores do Programa Capivara, contando com uma participação média de 150 pessoas. 

Parabéns a todos que estão empenhados nessa ação cidadã!



A caminho da Praça Marcantônio Vilaça: professores e alunos juntamente com a banda


Momento multicultural na Praça Marcantônio Vilaça: apresentação de alunos da Escola Municipal Oswaldo Lima filho


Mascote do Programa Capivara à frente da passeata 

Mascote do Programa Capivara (Tássia Durans) e os bolsistas Manoel Neto e Anna Carolina 

E daqui a pouco...

Às 14:00hs, professores e alunos da escola Oswaldo Lima Filho, localizada no bairro do Pina, o Programa Capivara estará promovendo atividades na Praça Marcantônio Vilaça. Contamos com sua presença!

Endereço: avenida Domingos Ferreira 1040- Pina, Recife (após o Clinical Center, desce na próxima parada e segue em frente)

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

II Seminário Regional do Alto Capibaribe/Programa Capivara (IDEIAS AMBIENTALIZADAS)


O curta é com o Capitão Waldinilson Barbosa (Chefe da Seção de Operações da 1ª CIPOMA), realizada durante o II Seminário Regional do Alto Capibaribe (27 e 28 de julho de 2012), promovido pelo Programa Capivara de Educação Socioambiental na Bacia do Capibaribe. No vídeo, o capitão Waldinilson ressalta a importância da educação ambiental e suas contribuições para a prevenção de ilícitos ambientais. 

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Ciclo de Palestras (GEPES E PROGRAMA CAPIVARA)

O Programa Capivara de Educação Socioambiental e o Grupo de Pesquisa Educação e Sustentabilidade (GEPES), ambos coordenados pela profa. Carmen Farias, promovem entre os meses de agosto e setembro o Ciclo de Palestras intitulado: Abordagens de Pesquisa Qualitativa: Fundamentos da Metodologia.

O objetivo do ciclo é propiciar aos estudantes de graduação uma introdução ao tema e a alguns tipos de metodologias qualitativas, tendo em vista que muitos trabalham com esse tipo de pesquisa. Para tal, foram convidados professores que desenvolvem e possuem experiência em pesquisas qualitativas e que trabalham com diferentes metodologias.

O Ciclo de Palestra é um evento aberto ao público, os interessados em participar devem encaminhar um e-mail com nome , curso e instituição para o endereço:  ciclodepalestraspc@gmail.com,  pois serão enviados materiais para estudo dos temas ministrados.
Atenção: Serão emitidos certificados, para os estudantes que comparecerem de 100 a 75% das palestras.

Segue a programação:

PROGRAMAÇÃO CICLO DE PALESTRAS
Datas
Palestra
Palestrante
16/08/2012
Introdução as correntes filosóficas que orientam a pesquisa qualitativa e a Pesquisa sobre perfil conceitual
Profa. Drª. Edenia Maria Ribeiro Amaral
Departamento de Química e Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências/ UFRPE. Doutora em Educação desenvolve pesquisas na área de Ensino de Ciências e atua com os seguintes temas: perfil conceitual, linguagem e cognição em sala de aula, contextualização e relação CTS no ensino-aprendizagem de ciências.
23/08/2012
Introdução à fenomenologia e hermenêutica
Profa. Drª. Carmen Roselaine de Oliveira Farias
Departamento de Biologia e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências/ UFRPE. Doutora em Educação (UFSCar) desenvolve pesquisas nas seguintes linhas de investigação: ambientalização curricular; ambientalização das questões sociais; educação ambiental escolar; produção científica em educação ambiental e questões sociocientíficas no ensino de ciências.
30/08/2012
Introdução a Pesquisa-ação e uso do Diagnóstico Rural Participativo
Profa. Mª. Andrea Alice da Cunha Faria
Departamento de Educação/ UFRPE. Mestra em Extensão Rural (UFV) desenvolve pesquisas com ênfase na participação social, desenvolvimento agrícola, metodologias da pesquisa agrícola e diagnóstico rural participativo.
06/09/2012
A pesquisa histórica através da análise documental
Prof. Dr. Argus Vasconcelos de Almeida.
Departamento de Biologia/ UFRPE. Doutor em Psicologia Cognitiva (UFPE) desenvolve pesquisas nos seguintes temas: história da biologia, entomologia, livro didático de biologia, história da ciência e história natural do Brasil holandês.
13/09/2012
Introdução à Metodologia Interativa
Profa. PhD. Maria Marly de Oliveira.
Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências. Doutorado em Educação (PhD – Université de Sherbrooke- Quebec – Canadá). É autora da Metodologia Interativa e da ferramenta sequência didática interativa (SDI). Pesquisadora e Conferencista com experiências nas áreas de educação popular, formação de professores, desenvolvimento local, associativismo e cooperativismo.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A Plataforma Ambiental aos Municípios já está Disponível


Plataforma Ambiental aos Municípios já está disponível para download.
O documento foi produzido com o intuito de apresentar os principais pontos da agenda socioambiental do país com os quais os candidatos às próximas eleições devem se comprometer.
A ferramenta é uma iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com a Frente Parlamentar Ambientalista e a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), e funciona como um guia ao eleitor na escolha dos seus prefeitos e vereadores. Os candidatos, por sua vez, também podem utilizar a Plataforma para ajudar a embasar seu Plano de Governo.
Qualquer cidadão interessado pode participar dessa iniciativa. A campanha convoca os eleitores a entregar o documento a seus candidatos – pessoalmente, por e-mail ou correio – e pedir o comprometimento público deles. O próprio candidato também pode se apropriar desse tema, trazer isso para o eleitor e também já assumir um compromisso aqui no nosso site. Essa ação mostra que a sociedade está atenta às questões ambientais e os políticos interessados pela temática.

As propostas da plataforma têm como base cinco eixos:
  1. Desenvolvimento sustentável;
  1. Clima;
  1. Educação;
  1. Saúde e
  1. Saneamento básico.

O documento sugere que os candidatos se posicionem para garantir que o componente ambiental seja levado em consideração em todas as áreas de políticas públicas, construindo uma economia para o país que tenha o socioambiental como premissa.
Plataforma sugere, por exemplo, que os processos sejam realizados a partir de critérios técnicos, com qualidade, responsabilidade, transparência e agilidade. Menciona também a criação de políticas públicas de incentivos para que os proprietários de terra mantenham suas áreas preservadas, principalmente as faixas de margens rios, e pede a criação de políticas públicas orientadas para a captação de água das chuvas e o aumento da permeabilidade dos solos nas bacias hidrográficas do país e o fortalecimento da organização de cooperativas e/ou associações de catadores.
Além disso, o documento contém dados do Atlas dos Municípios da Mata Atlântica, que aponta os problemas ambientais existentes e um conjunto de compromissos e ações para nortear a consolidação de uma agenda socioambiental para a região.
A Plataforma Ambiental funcionará como uma referência para as questões ambientais e norteará para que as tomadas de decisões sejam feitas de forma ética, responsável e participativa, tendo como base não apenas a Constituição Federal, mas também a Agenda 21 e os tratados ambientais e internacionais assinados pelo Brasil.
Plataforma Ambiental aos Municípios 2012 apoia o Programa Cidades Sustentáveis, ferramenta que também oferece aos candidatos às eleições uma agenda de sustentabilidade urbana como referências a serem seguidas pelos gestores públicos.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Inscrições para Exame Supletivo terminam nesta quinta-feira (09)




A prova será oferecida para os níveis fundamental e médio, na modalidade de Jovens e Adultos (EJA)


As inscrições para o Exame Supletivo 2012 terminam na próxima quinta-feira (09). Os interessados deverão fazer o cadastro, exclusivamente, através do site da Secretaria de Educação (SE), www.educacao.pe.gov.br. A prova será oferecida para os ensinos fundamental e médio, na modalidade de Jovens e Adultos (EJA).
No ato da inscrição, o candidato deve preencher o formulário online e, após a confirmação dos dados e conclusão do cadastro, realizar obrigatoriamente a impressão do comprovante ou anotar o seu número de inscrição. Para preenchimento do formulário é necessário ter em mãos o CPF e o RG, além de idade mínima de 15 anos completos, no caso da prova de nível fundamental, e 18, para exame de ensino médio.
Os componentes curriculares (disciplinas) que farão parte do exame do nível de ensino fundamental são história, geografia, língua portuguesa, arte, matemática, ciências e língua estrangeira (espanhol ou inglês). No caso do ensino médio, há o acréscimo das disciplinas de sociologia, filosofia, biologia, química e física. As informações complementares sobre os conteúdos programáticos estão disponibilizadas no edital e nas Gerências Regionais de Educação (GREs) de todo o Estado.
As provas acontecerão no dia 21 de outubro, das 8h às 12h, para as disciplinas história, geografia, língua portuguesa, arte, física e filosofia. E das 13h30 às 17h30, para os componentes curriculares de matemática, ciências, língua estrangeira, química, biologia, e sociologia, de acordo com o nível escolhido pelo candidato.
As cidades polos de Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Barreiros, Camaragibe, Caruaru, Cabo de Santo Agostinho, Floresta, Garanhuns, Jaboatão dos Guararapes (Centro e Prazeres), Limoeiro, Nazaré da Mata, Olinda, Paulista, Palmares, Petrolina, Recife, Salgueiro e Vitória de Santo Antão abrigarão a prova do Exame Supletivo 2012.
O gabarito será divulgado no dia 22 de outubro, no site da Secretaria de Educação, nas Gerências Regionais de Educação (GREs) e na própria sede da SE, na Várzea, no Recife. Nos dias 23 e 24 de outubro serão recebidos os recursos, nas GREs e SE, e a partir do dia 15 de dezembro será publicado o resultado final do exame.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O Discurso e a Política Cristã

Por Manoel Neto


Sabe o que eu acho mais engraçado? é que igrejas cristãs durante muitos anos renegaram o envolvimento com a política, bem como seus favores. Fiquei surpreso quando uma das maiores igrejas evangélicas do estado de Pernambuco,  uma das mais conservadoras, lançou dois candidatos às eleições estaduais e federais no ano passado. Se essa moda pega, todo mundo vai deixar de ser pastor pra ser deputado estadual/federal, vereador, prefeito, e por aí vai...O salário é bom!!! 

A história já nos provou por "A+B" que a igreja deve estar indissociada do estado. Qual o nome da religião que receberíamos se Constantino não tive invertido na igreja? bem... não sei... o que eu sei é que trouxemos uma paráfrase mais que perfeita do nome ZEUS (grego) e o transformamos em DEUS (cristão)! A igreja cristã d.C evoluiu para um sincretismo religioso, assimilando caracteres ao seu culto,, dos quais, outrora chamavam de "pagão". Porém, por hora, não quero me ater a esses detalhes...
Se Sempre dizemos que Deus cuida da igreja, porque nos preocuparmos com o futuro político das igrejas? Mas, uma coisa é certa, seja qual for a religião do político, ele deve trabalhar para TODOS os Brasileiros: brancos, negros, mulheres, jovens, ricos, pobres, homossexuais e por aí vai... Será que estamos dispostos a isso, ou desejamos atender a uma minoria conveniente, repetindo o erros dos atuais políticos? TRANSFORMAÇÃO! essa é a palavra, e atitude, o que precisamos. 
Seja Cristão, espírita, islamita... Precisamos de pessoas que trabalhem "pelo povo e para o povo". A câmara está cheia de representantes cristãos. E aí? O que está faltando? TRABALHO!!!

"O discurso não é simplesmente aquilo que traduz as lutas ou os sistemas de dominação, mas aquilo porque, pelo que se luta, o poder do qual nos queremos apoderar."

(Michel Foucault)

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Abertas as inscrições para a Feira Nacional Ciência Jovem


Evento será realizado de 24 a 26 de outubro no Chevrolet Hall, em Olinda

Estão abertas as inscrições para a 18ª Ciência Jovem, feira de ciências nacional promovida pelo Espaço Ciência, que será realizada de 24 a 26 de outubro no Chevrolet Hall, em Pernambuco.

Realizada anualmente pelo Espaço Ciência, a Ciência Jovem é um evento de educação e divulgação científica onde professores e alunos têm a oportunidade de apresentar pesquisas desenvolvidas durante o ano letivo. A Feira tem como objetivo contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em ciências, estimulando nos alunos e professores o interesse pela pesquisa e pela comunicação científica, além de promover a interação entre professores e alunos, escolas, famílias e comunidades.

Podem participar do evento alunos da educação infantil ao ensino médio, bem como os seus professores. As inscrições estão sendo realizadas através do blog da Ciência Jovem feiracienciajovem.blogspot.com onde está disponível a ficha de inscrição online e os regulamentos para professores e alunos.

Os estudantes podem participar em quatro categorias :Iniciação à Pesquisa (Educação Infantil e Ensino Fundamental 1ª a 4 ª ano); Divulgação Científica(Ensino Fundamental 5ª ao 9ª ano); Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa (Ensino Médio). Além de medalhas e troféus, os vencedores receberão material didático e viagens para participação em feiras nacionais e internacionais como a SBPC Jovem, Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia) e Febrace ( Feira Nacional de Ciências e Engenharia) e Milset.
Os professores além de orientar projetos também podem participar da Ciência Jovem na categoria Educação Científica que procura incentivar a reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem e estimular práticas voltadas para a educação científica. Os trabalhos nessa categoria serão no formato de relatos a respeito de experiências pedagógicas vivenciadas pelos professores e serão apresentados em forma de pôster.

Cada escola pode apresentar apenas um projeto por categoria. Os interessados tem até o dia 31 de
agosto para se inscrever, já as Feiras Afiliadas têm até o dia 15 de agosto para inscrições.

A Ciência Jovem é uma realização do Espaço Ciência e acontece desde 1995. No ano passado, a feira atingiu a marca de 306 trabalhos inscritos, 229 de Pernambuco e 77 de outros estados e uma visitação de 10.000 pessoas durante toda a feira.

A Feira conta com o apoio financeiro da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Secretaria Estadual de Educação, FACEPE, Governo de Pernambuco, CNPq, Ministério da Educação e Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.


Fonte: Secretaria Estadual de Educação

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

ODR publica Caderno de Boas Práticas de Mobilidade


O Caderno de Boas Práticas de Mobilidade Urbana, elaborado por seu Grupo de Trabalho (GT) de Espaço Urbano e Mobilidade, do Observatório do Recife já está disponível para download na home page do movimento (http://www.observatoriodorecife.org.br). Com uma linguagem inclusiva e simples, a publicação foi inspirada em ações propostas e bem sucedidas em diversas cidades do Brasil e em várias partes do mundo. Além disso, a obra pretende servir de referência para gestores públicos e candidatos à Prefeitura da cidade para a estruturação de uma gestão estratégica e na aplicação das políticas públicas municipais.

De acordo com Daniel Valença, membro do GT de Espaço Urbano e Mobilidade, o Caderno de Boas Práticas é o resultado de um ano de trabalho de grupo. “Nossa intenção era sumarizar e divulgar boas práticas pouco conhecidas para contribuir com a mobilidade urbana”, ressalta Daniel. Toda a publicação foi desenvolvida a partir da questão “Quais são as causas do congestionamento na cidade do Recife?” a tratada a partir daí com base numa visão multidisciplinar do problema. “Sem dúvida uma leitura interessante”, destacou Valença.

O Observatório do Recife (ODR) é um movimento da sociedade civil que tem como foco a mobilização da sociedade para fomentar a seleção e monitoramento de indicadores e metas que se constituam numa agenda de desenvolvimento sustentável para o Recife e que levem a transformá-la numa cidade melhor para se viver, socialmente justa, ambientalmente equilibrada e economicamente viável. É um movimento formado por cidadãos, associações empresariais e empresas, instituições profissionais e públicas e movimentos sociais/ONGs, além de organizações acadêmicas.

Representantes do Programa Capivara Integram a COE da II CEIJMA-PE

Foi realizada na manhã desta quarta-feria, dia 01 de agosto de 2012, a 3ª reunião da Comissão Organizadora Estadual (COE) da II Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CEIJMA). A mesma aconteceu no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, da Prefeitura da Cidade do Recife. A COE está sendo coordenada por Walkiria Prado, técnica pedagógica em educação ambiental da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Além de outras instituições participantes, a Universidade Federal Rural de Pernambuco está sendo representada pelo Programa Capivara, na pessoa da professora Betânia Guilherme, e dos dicentes Renata Silva e Manoel Neto. A COE tem como objetivos organizar e mobilizar as escolas para a II CEIJMA, que será seguida da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que deverá ser realizada de 10 a 14 de outubro de 2013 em Brasília-DF.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Vídeo - II Seminário Regional do Alto Capibaribe - Visita ao Rio Capibaribe

O vídeo* traz um resumo de alguns momentos vivenciados no II Seminário Regional do Alto Capibaribe, realizado pelo Programa Capivara na Fazenda Fieza em Santa Cruz do Capibaribe, nos dias 27 e 28 de julho de 2012. 


* Editado por Jorge Fieza (https://www.facebook.com/jorgefieza)