Por Manoel Neto
Sabe o que eu acho mais engraçado? é que igrejas cristãs durante muitos anos renegaram o envolvimento com a política, bem como seus favores. Fiquei surpreso quando uma das maiores igrejas evangélicas do estado de Pernambuco, uma das mais conservadoras, lançou dois candidatos às eleições estaduais e federais no ano passado. Se essa moda pega, todo mundo vai deixar de ser pastor pra ser deputado estadual/federal, vereador, prefeito, e por aí vai...O salário é bom!!!
A história já nos provou por "A+B" que a igreja deve estar indissociada do estado. Qual o nome da religião que receberíamos se Constantino não tive invertido na igreja? bem... não sei... o que eu sei é que trouxemos uma paráfrase mais que perfeita do nome ZEUS (grego) e o transformamos em DEUS (cristão)! A igreja cristã d.C evoluiu para um sincretismo religioso, assimilando caracteres ao seu culto,, dos quais, outrora chamavam de "pagão". Porém, por hora, não quero me ater a esses detalhes...
Se Sempre dizemos que Deus cuida da igreja, porque nos preocuparmos com o futuro político das igrejas? Mas, uma coisa é certa, seja qual for a religião do político, ele deve trabalhar para TODOS os Brasileiros: brancos, negros, mulheres, jovens, ricos, pobres, homossexuais e por aí vai... Será que estamos dispostos a isso, ou desejamos atender a uma minoria conveniente, repetindo o erros dos atuais políticos? TRANSFORMAÇÃO! essa é a palavra, e atitude, o que precisamos.
Seja Cristão, espírita, islamita... Precisamos de pessoas que trabalhem "pelo povo e para o povo". A câmara está cheia de representantes cristãos. E aí? O que está faltando? TRABALHO!!!
"O discurso não é simplesmente aquilo que traduz as lutas ou os sistemas de dominação, mas aquilo porque, pelo que se luta, o poder do qual nos queremos apoderar."
(Michel Foucault)
Entendo sua preocupação. Existiram grandes líderes cristãos, como Moisés, Davi, Salomão e outros. Se a pessoa que exercesse um cargo tão importante como os que você citou parasse e ouvisse a voz de Deus, isso mudaria o mundo. Mas infelizmente alguns tem usado o nome de Deus para se aproveitar de "inocentes" ou "ignorantes", e nós que buscamos servir a Deus e andar como Jesus realmente pagamos o pato. Ninguém é santo, o único foi Jesus Cristo (para os que creêm), mas se eu tiver fé como um grão de mostarda posso fazer montes saírem do seu lugar. O primeiro passo para trabalhar para o povo e pelo povo é parar de julgar, quem quer que seja, quem somos nós para atirar a primeira pedra?
ResponderExcluirConcordo com você Wany! Mas, até nos tempos bíblicos, o povo de Israel reivindicava os seus líderes, bem como, cobrava deles. Somos Cristãos e estamos no mundo. Não podemos estar estar indiferentes aos nossos direitos, já que temos MUITOS deveres a cumprir. Sou cristão, mas também sou CIDADÃO!!!
ResponderExcluirObrigado pelo comentário Wany! Aqui é um espaço democrático! Abraço